Sinais de que o fígado não vai bem

Sinais de que o fígado não vai bem

Cansaço constante, dor abdominal, urina escura, fezes claras e coceira na pele podem ser sinais de que o fígado está sobrecarregado por ser bombardeado diariamente por alimentos com gorduras, corantes, aromatizantes e agrotóxicos, dentre outras toxinas.

Além de poder causar doenças, como cirrose, hepatite e esteatose hepática (gordura no fígado), essa carga de alimentos ruins pode gerar também um impacto negativo ao sistema digestivo, já que o órgão cumpre a função de absorver gorduras; armazenar vitaminas e minerais; transformar nutrientes em energia e eliminar toxinas. Além disso, o fígado é responsável por produção de proteínas importantes para o processo de coagulação do sangue.

Os sintomas do mau funcionamento do fígado nem sempre são notados e, sem passar por uma consulta médica, muita gente acaba confundindo os sinais com outros problemas de saúde.

Para prevenir:

  • Tenha uma alimentação nutritiva e rica em fibras, mas pobre em gorduras e produtos ultraprocessados ( industrializados e nutricionalmente desbalanceado, com alto teor de gorduras, açúcares e de sódio).
  • Pratique atividade física regularmente
  • Ao perceber os sintomas, não se automedique, consulte o gastroenterologista para exames que farão o diagnóstico correto, para o tratamento adequado

 

Sem comentários

Deixe um comentário