Podem ser considerados agudos os casos de gastrite fáceis de serem tratados com medicamentos específicos. Já as crônicas, estão relacionadas diretamente com um agente causador, responsável pela diminuição da produção do ácido gástrico, relacionado diretamente com a digestão dos alimentos. Graças à má alimentação, um percentual de 40% da população mundial já teve ou tem algum tipo de Gastrite.
Principais causadores da Gastrite:
Erro alimentar: O consumo excessivo de frituras, condimentos, líquidos gaseificados, cafeína e xantinas como encontrado no chá preto café e estimulantes.
Uso de remédios que irritam o estômago: Dentre eles o mais comum é o uso de AAS (aspirina) medicamento muito usado em pacientes cardiológicos ou em sintomas de resfriado, dor de cabeça e dor no corpo. Além do AAS os anti-inflamatórios não hormonais são outra causa comum de gastrite, principalmente em caso de uso prolongado.
Helicobacter Pylori: Está é uma bactéria que grande parte da população mundial possui. Ela altera a proteção e contribui para o aparecimento de gastrite e úlceras. O seu tratamento consiste em uso de antibióticos e remédios conhecidos como inibidores da acidez do estômago. Saber identificar se os pacientes possuem esta bactéria e o seu correto tratamento é fundamental nestes casos.