O hepatocarcinoma é o tipo mais frequente de tumor primário do fígado.
Geralmente o tumor se desenvolve rapidamente. Estudos demonstram que o tumor pode dobrar de tamanho em poucos meses.
Os sintomas são bem abrangentes, entre eles, dor abdominal, massa abdominal, perda de peso inexplicada, perda de apetite, mal-estar, icterícia (pele e olhos amarelados e acúmulo de líquido no abdômen.
Se descoberto no início, há mais chance de tratamento. a detecção pode ser feita por meio de exames clínicos , laboratoriais ou radiológicos. Se o paciente sentir uma massa na parte superior do abdome, cansaço, perda de apetite e de peso, dor abdominal e icterícia, deve procurar o médico.
A remoção cirúrgica do câncer é o tratamento mais indicado se é um tumor primário (originado no fígado) e também nos tumores hepáticos metastáticos em que a lesão primária foi ressecada ou é passível de ser ressecada de maneira curativa.
No caso dos tumores primários do fígado, é importante evitar o contágio pelos vírus das hepatites B e C, prevenir doenças metabólicas, como diabetes e a esteatose. É importante evitar o consumo de álcool, cigarro e anabolizantes. Tenha hábitos saudáveis e o peso corporal adequado.