Tumor neuroendócrino pancreático

Tumor neuroendócrino pancreático

Tumor neuroendócrino pancreático (TNE) funcional é um câncer gerado a partir de células endócrinas que passam a produzir hormônios de forma irregular. Apesar de não sabermos exatamente a razão do surgimento da doença, o diabetes e tabagismo são consideradas condições que aumentam o risco.

Abaixo, alguns sinais que podem significar a presença do tumor, de acordo com o tipo de hormônio que é produzido em excesso pelas células.

  • GASTRINA – hormônio responsável por liberar o ácido gástrico: úlcera grave; refluxo; dor no abdômen; diarreia; gordura nas fezes; perda de peso.
  • GLUCAGON – tem a função de aumentar a concentração de glicose no sangue: níveis altos de açúcar no sangue; inchaço; irritação na pele; ferida na boca; anemia; perda de peso.
  • INSULINA –  controla a quantidade de glicose no sangue após a alimentação: hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).
  • SOMATOSTATINA – modula a secreção dos outros hormônios gastrointestinais: diabetes; cálculos biliares; perda de peso; diarreia; gordura nas fezes; náuseas e vômitos
  • PEPTÍDEO INTESTINAL VASOATIVO (VIP) – hormônio que secreta água e minerais: diarreia aquosa severa, que pode abaixar os níveis de potássio no sangue causando fraqueza muscular; fadiga; náuseas.

Já os TNEs pancreáticos não funcionais não causam o excesso de produção de hormônios, por isso  não possuem sintomas específicos e acabam sendo descobertos tardiamente, fase em que aparecem as dores e o tom de pele amarelo devido à icterícia.

Os sintomas que citamos estão presentes em diversos distúrbios, por isso podem ser confundidos e ignorados, portanto, o ideal é manter a rotina de consultas médicas em dia para conseguir detectar precocemente o tumor e ter maior chance de tratar e obter bons resultados.

Alimentação saudável e prática de exercícios regulares podem prevenir esse tipo de câncer ou potencializar os efeitos positivos do tratamento.

Sem comentários

Deixe um comentário