13 maio Tumor de Klatskin: surge na bifurcação dos canais biliares
Tumor de Klatskin é uma forma específica de colangiocarcinoma, que é um termo mais amplo usado para descrever cânceres que se originam nos dutos biliares (“tubos” de drenagem que transportam a bile do fígado para a vesícula biliar para o intestino delgado).
Neste caso, trata-se de um tipo de tumor que surge na região da bifurcação entre os canais biliares direito e esquerdo do fígado e essa localização do tumor de Klatskin pode ser desafiadora de tratar, exatamente pela proximidade com estruturas vitais do fígado e da árvore biliar.
Esse também é um tipo de câncer cujas causas específicas ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que fatores como inflamação crônica dos canais biliares, infecções parasitárias, doença hepática crônica e algumas condições genéticas possam aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
Os sintomas são muito silimares a outras doenças hepáticas, como icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), coceira, perda de peso, dor abdominal, febre, fadiga e descoloração das fezes e urina.
O tratamento para o tumor de Klatskin pode envolver uma combinação de abordagens, como a cirurgia para removê-lo, quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, transplante de fígado. O plano de tratamento específico dependerá do estágio do câncer, da saúde geral do paciente e de outros fatores individuais.
Sem comentários