13 dez Quem tem pancreatite desenvolve câncer de pâncreas?
Essa é uma pergunta recorrente no consultório e a resposta é que a pancreatite crônica pode aumentar o risco de câncer de pâncreas, sim, mas nem toda pancreatite leva ao desenvolvimento da doença.
Pancreatite é a inflamação do pâncreas e tem dois tipos: a aguda, geralmente é causada por cálculos biliares, e crônica, causada principalmente por consumo excessivo de álcool e tabagismo.
No caso da pancreatite aguda, os cálculos obstruem o fluxo da bile (líquido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula, importante no processo de digestão de gorduras no intestino delgado), interrompendo o fluxo de secreções no pâncreas, provocando um quadro inflamatório intenso.
A pancreatite crônica, por sua vez, é uma inflamação a longo prazo que pode aumentar o risco de câncer de pâncreas, por estar associada pelo uso excessivo do álcool e tabagismo.
Os sintomas são muito parecidos com outras doenças do sistema digestivo, por isso, não pense duas vezes em procurar o gastroenterologista se notar os sinais.
Sintomas:
- Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
- Náuseas e vômitos;
- Icterícia;
- Diarreia;
- Fezes gordurosas;
- Febre;
- Perda de peso acelerada e não intencional.
Sem comentários