Quanto tempo de vida tem o paciente com câncer de pâncreas?

Quanto tempo de vida tem o paciente com câncer de pâncreas?

Assim que o paciente recebe o diagnóstico, é essa a primeira resposta que ele vai buscar no Google antes até de questionar o médico sobre isso. O câncer de pâncreas é bastante agressivo e a sua cura vai depender em que estágio a doença foi descoberta.

Normalmente esse tipo de câncer é descoberto já em estágio avançado por demorar para apresentar sintomas. Saiba mais sobre o câncer de pâncreas clicando aqui.

TEMPO DE VIDA DO PACIENTE

Antigamente alguns estudos apontavam que o paciente tinha apenas seis meses de vida, mas a realidade hoje é diferente pois há vários recursos disponíveis de tratamento. “Hoje existem várias quimioterapias que podem ser feitas, radioterapia, cirurgia robótica para remover o tumor. Tudo isso faz com que as taxas de cura e de sobrevida tenham aumentado nos últimos anos”, explica o gastrocirurgião, Marcos Belotto. Ele ressalta que até cânceres que não são operáveis contam agora com a eletroporação que permite isolar o tumor. Leia mais sobre essa técnica onde é utilizado o nanaoknife.

MAIS QUALIDADE DE VIDA

Ele explica que a sobrevida tem aumentado, assim como a qualidade de vida do paciente com câncer de pâncreas. “Temos um arsenal terapêutico muito grande a nosso favor. Hoje o paciente com câncer de pâncreas consegue viver mais e com menos dor, o que é algo bastante significativo!”, comenta o médico.

Saiba mais sobre as vantagem da cirurgia robótica clicando aqui.

1 Comentário
  • Eleide Margarethe Pereira Farhat
    Posted at 13:54h, 07 maio Responder

    O laudo da US abdômen total acusou linfonodo adjacente ao colo/cabeça do pâncreas medindo 2,2×0,8×1,6. Isto é um sinal de câncer?

Deixe um comentário