
17 nov Qual é a função do esôfago?
Sabemos que, dentro de nosso corpo, cada órgão tem sua função e importância para o perfeito funcionamento do organismo.
No aparelho digestivo não é diferente: cada região é fundamental para o mecanismo do aparelho, como uma grande engrenagem. Hoje, vamos falar sobre o esôfago!
Tumores neuroendócrinos atingem com mais frequência órgãos gastrointestinais
O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. O órgão está localizado entre o extremo inferior da laringofaringe e se estende até a parte superior do estômago. Para ilustrar melhor, podemos dizer que o esôfago atravessa o pescoço e toda a região do tórax, terminando na parte superior do abdômen.
O esôfago tem aproximadamente 50 centímetros e é oco. Sua formação acontece com três camadas:
► Mucosa. Apresenta tecido conjuntivo, glândulas mucosas e vasos sanguíneos;
► Submucosa. Tem pequenas glândulas que liberam secreções que lutam contra possíveis agentes infecciosos na região do esôfago;
► Muscular. É dividida entre a camada externa e a interna do órgão. Infelizmente, o esôfago não está livre do câncer.
A doença na região tem incidência sete vezes maior nos homens, e geralmente se desenvolve a partir dos 50 anos. Alguns fatores são vistos como possíveis causas do câncer de esôfago e devem ser evitados. São eles: obesidade; tabagismo; etilismo; consumo exagerado de carnes vermelhas, de alimentos embutidos e/ou conservados com muito sal; ingestão de líquidos muito quentes; entre outros.
Sensação de queimação no estômago pode ser indício de úlcera péptica.
Para saber mais sobre o câncer de esôfago, a prevenção, e também sobre outras doenças que podem atingir o órgão, acesse a aba especial sobre o esôfago do nosso site.
Sem comentários