Qual a função do pâncreas?

Qual a função do pâncreas?

O pâncreas de um adulto pode pesar cerca de 100 gramas e medir entre 15 e 25 centímetros. Localizado atrás do estômago e entre o baço e o duodeno, na região do abdômen, esse órgão é responsável pela produção de enzimas, que ajudam na digestão dos alimentos, e de insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue.

Essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, o pâncreas é uma glândula longa e achatada, dividida em três partes:

– Cabeça: é a parte mais larga e fica do lado direito do abdômen, situado na curva do duodeno. Essa região tem maior incidência de câncer;
– Corpo: é a parte do meio;
-Cauda: ponta fina do pâncreas, do lado esquerdo do abdômen, bem próximo do baço.

Geralmente, os tumores do pâncreas são raramente palpáveis, isso explica porque a maioria dos sintomas de câncer pancreático não aparecem até que o tumor cresça e comece a interferir nas funções do pâncreas ou de outros órgãos, tais como o estômago, duodeno, fígado e vesícula biliar.

Além do câncer, as principais doenças que atingem o pâncreas são: pancreatite, tumores benignos, fibrose cística, diabetes tipo 1 e insuficiência pancreática.

12 Comentários
  • Eliane Martins lima da Silva
    Posted at 00:36h, 12 setembro Responder

    Que remédio pra tratamento de práncreas

    • gastrooncologia
      Posted at 12:28h, 28 novembro Responder

      Eliane, depende da doença, se for pancreatite, tumnor pancreático ou outro distúrbio. Mas, importante dizer que a ciência tem avançado muito e nos ajudado com medicamentos e cirurgias minimamente invasivas que auxiliam demais nos bons resultados dos tratamentos. Se precisar de consultar, o telefone é é 11 3258-0258. Abs

  • Dalva Ribeiro
    Posted at 14:09h, 27 março Responder

    Sinto um caroço no meu lado direito e tenho muita dor o que será?

    • gastrooncologia
      Posted at 16:22h, 15 abril Responder

      Dalva, só podemos afirmar qualquer diagnóstico depois de consulta e exames. Você sabia que as doenças do sistema digestivo – graves ou leves – têm muitos sintomas parecidos? Por isso é importantíssimo procurar o médico assim que perceber alterações no organismo, para saber exatamente o que é e qual o tratamento mais correto. Forte abraço.

  • Paulo Roberto Eloi
    Posted at 09:37h, 11 abril Responder

    Como eliminar o diabete do pancle

    • gastrooncologia
      Posted at 15:59h, 15 abril Responder

      Paulo, o diabetes é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas é possível controlar os níveis de açúcar no sangue com uma alimentação rica em fibras (frutas, verduras, legumes, farelos e grãos); bebendo bastante água, praticando atividade física regularmente e mantendo um peso saudável. Visite nossa página nas redes sociais @drbelotto, nas quais publico muitas informações sobre esse tema e tudo o que é relacionado à saúde digestiva. Forte abraço.

  • Raimundo Nonato Colares Camargo
    Posted at 03:56h, 14 abril Responder

    Bastante esclarecedoras as explicações, sendo possível e facilitada compreensão.

    • gastrooncologia
      Posted at 15:39h, 15 abril Responder

      Muito obrigado, Raimundo! Abs

  • ILMA IBRAIMA DA CUNHA PETER
    Posted at 13:51h, 30 outubro Responder

    Olá Dr. Raimundo ! Tenho um pólipo na visícula com 6,2 mm , é possível ser cirúrgico , não tenho dor , quando descobri por meio de uma ultrassom a três anos ,ele estava com 4,0 mm.Devo me preocupar ?

  • Fabi
    Posted at 00:10h, 01 novembro Responder

    Estou com beta hcg elevado, mais de 1000 e não estou grávida. Também fiz um exame de glicose que deu 100, isso nunca foi normal para mim! Sempre tive glicose em torno de 80. Pode ser câncer no pâncreas ? Tem chance de um tumor benigno causar essas alterações?

    • gastrooncologia
      Posted at 12:38h, 21 novembro Responder

      Tem chance de haver alguns tipos de tumores, mas pouco provável que seja de pâncreas. No entanto, só é possível diagnóstico com consulta médica e exames específicos. Assim, o tratamento será adequado, com boas chances de resultado positivo. Abs.

Deixe um comentário