Por que a cor as fezes podem mudar?

Por que a cor as fezes podem mudar?

A cor das fezes pode ser alterada por diversos motivos, como uso de alguns medicamentos, alimentação, distúrbios intestinais ou problemas de saúde. Essa variação é comum e, na maioria das vezes, é temporária sem representar sinal de uma doença grave. Mas, se a mudança durar mais tempo é preciso procurar o gastroenterologista para investigar.

MARROM: a cor mais comum das fezes e geralmente indica que o trânsito intestinal está funcionando normalmente. Veja algumas alterações possíveis:

AMARELA: pode ser sinal excesso de gordura nas fezes, indicando problemas no fígado ou no pâncreas.

ESBRANQUIÇADA OU CINZA: pode ser sinal de problemas no fígado ou na vesícula biliar, quando o sistema digestivo tem muita dificuldade em digerir gorduras.

ESCURA OU NEGRA: pode ser sinal de sangramento no estômago ou intestino delgado

VERDE: quando há ingestão de muitos vegetais dessa cor, como espinafre, couve, brócolis, dentre outros. É comum em situações de estresse ou crises de síndrome do intestino irritável, qua

VERMELHA: pode indicar sangramento, normalmente relacionado a hemorroidas, infecções, problemas inflamatórios, como doença de Crohn e colite ulcerativa ou câncer.

2 Comentários
  • Christian Martins Alves
    Posted at 06:54h, 02 abril Responder

    A demora de até 3 dias ou mais, pode escurecer as fezes numa criança de 8 a 9 anos?

    • gastrooncologia
      Posted at 16:26h, 15 abril Responder

      Christian, qualquer alteração nas fezes (consitência, cor e odor) pode ser temporária, ou seja, dura cerca de três dias. Mas, na insistência do quadro, é importante visitar o pediatra da criança para análise e, se precisar, tratamento. Forte abraço.

Deixe um comentário