02 dez Pacientes oncológicos devem ser operados e imunizados durante a pandemia?
Os casos de Covid-19 voltaram a crescer no Brasil e uma dúvida recorrente é se os pacientes oncológicos devem ou não ser operados ou se o tratamento deve ser limitado a quimio e radioterapia neste período.
O médico Marcos Belotto, cirurgião especializado em aparelho digestivo, diz que em alguns casos é possível retardar a cirurgia e iniciar o tratamento em outras frentes. “Mas há alguns tumores que não podem esperar, como o de pâncreas, por conta do seu rápido crescimento. A quimio e a radioterapia não têm ação tão eficaz nesses casos”, explica o médico.
O mês de novembro é da conscientização do câncer de pâncreas, um dos tumores mais letais pois os sintomas podem ser confundidos com o de outras enfermidades mais simples retardando o seu diagnóstico. O câncer de pâncreas é mais frequente em homens acima dos 50 anos e entre os fatores de risco estão o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.
VACINAÇÃO DA COVID-19
Belotto diz que a vacina para imunizar contra a Covid-19 em pacientes oncológicos terá de ser avaliada caso a caso. “Vai ter paciente imunossuprimido, que está debilitado e será mais seguro não fazer o uso da vacina. Cada caso terá que ser avaliado individualmente”, comenta o médico.
Belotto ressalta que é importante cuidar também do emocional e dar uma atenção especial aos pacientes oncológicos durante a pandemia. Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Sem comentários