Lidando com o diagnóstico de câncer

Lidando com o diagnóstico de câncer

Falar em câncer ainda é um tabu, palavra forte normalmente associada à morte que paralisa a vida do paciente e familiares, em especial quando se trata de tumores que atingem o sistema digestivo, como o pancreático, o colorretal (de intestino) e a metástase hepática, por exemplo.

No entanto, ao receber o diagnóstico é muito importante lembrar que hoje é possível falar em controle dessas doenças e da aplicação de tratamentos que aumentam a sobrevida e dão mais esperança de cura.

O primeiro passo é esquecer as informações que vêm de aplicativos de mensagem ou redes sociais e trocá-las pelo que diz a ciência, concentrando-se nas orientações do oncologista que fará o tratamento.

Mas, claro que lidar com o impacto do diagnóstico não é fácil e, ao longo do tratamento, é possível experimentar sentimentos diversos, como irritação, desânimo, falta de esperança e solidão. Por isso, buscar ajuda psicológica pode tornar a jornada menos traumática e difícil.

Abrir o coração com familiares e amigos, não se fechando e aceitando o auxílio oferecido, são atitudes positivas que permitem o recebimento de apoio e acolhimento tão necessários em momento de fragilidade.

Outra forma de encarar melhor os desafios do tratamento é manter o estilo de vida e alimentação saudáveis, priorizar o que realmente é importante na vida e não parar de criar propósitos, seguindo em frente, com mais energia.

Sem comentários

Deixe um comentário