14 jul Imunoterapia: esperança na luta no combate ao câncer
Provavelmente você já ouviu falar de quimioterapia e radioterapia. Ambos são tratamentos indicados para combater o câncer. Talvez, o que você não saiba é que existe a imunoterapia, um método menos conhecido, mas com resultados promissores.
A imunoterapia consiste no fortalecimento do sistema imunológico para que o mesmo possa combater doenças. O tratamento altera o sistema por meio de proteínas e substâncias que são capazes de torná-lo apto a identificar células doentes e agir. Apesar do “superpoder”, há células disfarçadas, que possuem uma composição diferente. No caso do câncer, muitas vezes, o sistema não consegue combater sozinho
Há diversas formas de imunoterapia. Conheça algumas:
- Transplante de medula óssea: técnica utilizada para substituir a medula doente por outra saudável, estimulando a produção novamente.
- Medicamentos: estes possuem maior potencial de eficácia porque elevam sistema, tornando-o capaz de combater as células cancerosas.
- Vacina: apesar de pouco eficaz, o objetivo da vacina é fortalecer o sistema imunológico. A prática é tema de diversos estudos.
Diante dos diversos benefícios, a imunoterapia não é indicada para todos os pacientes. O médico que acompanha o tratamento do câncer deve avaliar as particularidades da doença e definir a melhor estratégia para a solução do problema. Vale ressaltar que a potencialização do organismo pode gerar efeitos colaterais.
A imunoterapia pode ser considerada uma evolução no combate ao câncer, mas ainda há um caminho longo a percorrer, principalmente pelo custo elevado da terapia.
Sem comentários