Estilo de vida e hábitos alimentares definem as chances do surgimento de tumores no sistema digestivo

Estilo de vida e hábitos alimentares definem as chances do surgimento de tumores no sistema digestivo

Vários estudos apontam que o estilo de vida sedentário, assim como o sobrepeso, a falta de cuidado com a alimentação e o tabagismo, está diretamente ligado ao surgimento de diversos tipos de câncer. E essa relação fica muito clara quando falamos de esôfago, estômago, fígado, intestino grosso, reto e pâncreas.

A prática de exercícios de forma regular, sejam esportes de alto rendimento ou caminhadas, pedaladas e o futebol com a turma do bairro, tem alta capacidade de prevenir o câncer de várias maneiras: controlando o peso, permitindo o melhor funcionamento do sistema digestivo e reequilibrando os hormônios que podem desenvolver tumores malignos.

Para proteger os órgãos do desenvolvimento de tumores malignos também é preciso mudar os hábitos alimentares, investindo em legumes, verduras, grãos e carnes magras, com uma dieta pobre em gordura, açúcar, sal e produtos ultraprocessados (alimentos industrializados que contém cinco ou mais ingredientes, pobres em nutrientes e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade).

A busca por uma rotina menos estressante e momentos de lazer também fazem parte do pacote de medidas para prevenir o câncer.

Portanto, um estilo de vida sem cigarros e bebida alcoólica, com controle do peso corporal, prática regular de atividade física e mais leveza pode prevenir o câncer, mesmo em pessoas com alto risco genético para o desenvolvimento de tumores.

Sem comentários

Deixe um comentário