Quais são os estágios e como é o tratamento do câncer gástrico?

Quais são os estágios e como é o tratamento do câncer gástrico?

Quais são as formas de tratamento do câncer gástrico? Assim como outros tipos de neoplasia, o tumor gástrico pode ser tratado de forma cirúrgica, quimioterápica ou radioterápica, ou mesmo combinando todas essas práticas. A forma de tratamento mais eficiente vai depender do estágio da patologia.

O câncer de estômago é geralmente, dividido em quatro estágios:

– Estágio 0;

É a neoplasia em estado inicial. Nesse momento, o câncer atingiu apenas a camada de revestimento interno do estômago. O tratamento é apenas cirúrgico e pode-se optar por uma gastrectomia total ou parcial. O especialista pode optar por retirar também os linfonodos para evitar que as células cancerígenas se espalhem.

Caso esse tratamento seja realizado. Deve-se observar a qualidade de vida do paciente, já que o tratamento cirúrgico impactará na forma de alimentação dessa pessoa.

– Estágio I;

Nesse estágio, o tumor já atingiu a camada interna quase inteiramente. Nesse caso, a melhor opção de tratamento é uma gastrectomia total.

– Estágio II;

Nesse caso, o tumor atingiu a camada de revestimento, linfonodos e omento, parte do peritônio ligada ao estômago. Muitos médicos optam por aplicar o tratamento quimioterápico e radioterápico para diminuir o tumor, e em seguida tratamento cirúrgico aliado a um novo ciclo de quimio e radioterapia.

A partir dos estágios III e IV, as opções de tratamento já são limitadas ao alívio dos sintomas bem como a estabilização da qualidade de vida do paciente. Cabe ao médico e ao paciente e familiares decidirem juntos o melhor tratamento para a patologia.

4 Comentários
  • Elisabete ferreira da Silva Oliveira
    Posted at 19:00h, 28 julho Responder

    O que quer dizer um adenacacinoma ivasivo de estômago

  • Geralda
    Posted at 09:26h, 24 agosto Responder

    Bacana

  • Monique Moraes da Silva
    Posted at 21:02h, 26 agosto Responder

    Minha mãe tem câncer no estomago eu gostaria de mais informações.
    Pois o medico dela sugeriu uma transfusão de sangue pra almentar a taxa de sangue dela,porem agora temos outro problema!!
    Ela esta com 34 kls e o médico dela disse que ela nao pode fazer a quimeoterapia.
    Nesse caso que opções temos?

  • Olinda Cordeiro
    Posted at 09:03h, 31 dezembro Responder

    Minha irmã tem câncer no estômago e até agora médico deu só codeína e sustagem purque tanta demora para tratar

Deixe um comentário