20 set Doenças agravadas ou geradas por problemas intestinais
Questões emocionais, como estresse crônico e ansiedade podem desempenhar um papel no desenvolvimento de doenças no sistema digestivo. No post, detalhamos algumas delas, para as quais as medidas preventivas mais eficazes são: prática regular de exercícios, alimentação saudável e uma vida mais leve.
Veja abaixo algumas:
Gastrite e úlcera
Nervosismo, estresse e ansiedade não podem causar gastrite, mas estimulam o aumento da produção de ácido no estômago, o que agrava os sintomas da doença e podem levar à inflamação da mucosa gástrica.
O estresse emocional afeta ar o funcionamento do trato gastrointestinal, causando sintomas como dor e desconforto abdominal. A gastrite é um fator de risco para o desenvolvimento de úlceras, já que a inflamação pode enfraquecer a parede do estômago e torná-la mais vulnerável a danos.
Refluxo
O sistema nervoso abalado pode afetar e enfraquecer os músculos do esfíncter responsável por fechar a passagem entre o esôfago e o estômago, aumentando a quantidade de secreção ácida estomacal que retorna ao esôfago, agravando as crises de refluxo.
Síndrome do Intestino Irritável
O estado emocional pode influenciar na liberação de hormônios e nos movimentos do tubo digestivo, gerando sintomas, como:
- Dor abdominal recorrente ou cólicas (geralmente aliviadas após a evacuação)
- Alterações no hábito intestinal, com constipação, diarreia ou episódios alternados de ambos
- Inchaço e desconforto abdominal
- Gases frequentes
- Sensação de evacuação incompleta, mesmo após ter ido ao banheiro
- Fezes com secreções
Sem comentários