08 dez Dieta vegetariana pode reduzir em 22% risco de câncer colorretal
A prevenção do câncer colorretal (tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, o cólon, ou no reto), que levou o nosso rei do futebol Pelé à internação, foi alvo do estudo feito pela Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, recentemente publicado pela revista científica BMC Medicine.
O resultado indica que o risco de homens em desenvolver esse que é o terceiro tipo de câncer mais incidente no mundo pode ser reduzido em 22% com a adoção de dieta baseada em vegetais, grãos integrais e legumes, pobre em grãos refinados, sucos de frutas e açúcares.
A análise feita em 79.952 homens e 93.475 mulheres apontou que os homens que ingeriam maiores quantidades médias diárias de alimentos saudáveis à base de plantas tinham menor risco de desenvolver o câncer colorretal, em comparação com aqueles que comiam as menores quantidades desses alimentos. Por outro lado, não foi identificada associação positiva para a mesma dieta em mulheres.
Durante o período do estudo, 4.976 participantes (2,9%) desenvolveram câncer colorretal.
De acordo com responsáveis pelo estudo, o que pode explicar o efeito protetor das plantas em nosso sistema digestivo é a presença de antioxidantes nas frutas, vegetais e grãos integrais, que contribuem para a redução do risco da doença, eliminando a inflamação crônica.
Também fizeram parte da análise dos participantes fatores como idade, histórico familiar de câncer colorretal, índice de massa corporal (IMC), histórico de tabagismo, níveis de atividade física, consumo de álcool, uso e tratamento de multivitamínicos e ingestão diária de energia.
Portanto, voltamos à orientação que não canso de repetir aqui e no consultório: alimentação saudável, atividade física, momentos de lazer e tranquilidade, além da procura do especialista de forma rotineira para consultas e exames são poderosas ferramentas na prevenção de câncer e outras doenças no sistema digestivo.
Sem comentários