23 nov Dicas para alimentação do paciente com câncer de estômago
O paciente diagnosticado com câncer de estômago normalmente perde peso e muitas vezes o apetite por conta de ter mais sensibilidade na hora da alimentação. Alimentos consumidos no dia a dia antes do tratamento podem fazer mal ao paciente após o diagnóstico. As principais reações são enjoo, náuseas, indigestão e sensação de barriga pesada.
Uma dica importante é evitar ficar sem comer por muito tempo. A sensação de estômago vazio pode causar dores gástricas, enjoo e náuseas. O ideal é fazer várias refeições em quantidades pequenas durante o dia. O consumo de líquido também deve ser fracionado e, sempre que possível, dar preferência para água do que para sucos.
ALIMENTOS
Prefira alimentos cozidos, naturais e de fácil digestão, carnes brancas e muitas frutas. Evite sempre alimentos gordurosos, com alto teor de açúcar, bebidas alcoólicas e cafeína. Alimentos processados, carnes vermelhas e alguns tipos de fibras também podem contribuir para a má digestão.
Por esse motivo, é recomendável o acompanhamento de um nutricionista, além do gastro oncologista, que vão buscar juntos uma dieta mais indicada de acordo com o tratamento e localização do tumor no paciente.
Lizane Roque
Posted at 20:56h, 12 fevereiroGostaria de receber receitas de comida para minha mãe
Rosângela Pereira do Nascimento
Posted at 17:16h, 20 marçoOi boa tarde meu nome é Rosângela sou recém formada em nutrição e minha irmã foi diagnosticada com câncer no estômago ,gostaria de saber qual a dieta ideal pra ela vcs poderiam me ajudar
Rosângela Pereira do Nascimento
Posted at 17:16h, 20 marçoEstão de parabéns nas explicações