23 nov Confira quais são os sintomas do câncer de esôfago
O tumor no esôfago pode ser dividido em dois tipos principais: o carcinoma epidermoide escamoso e o adenocarcinoma. O primeiro é o mais comum, responsável por 96% dos casos dessa neoplasia.
Geralmente se desenvolve na parte superior do esôfago, mais próxima à boca ou no meio da musculatura. É proveniente de células escamosas e está muito associado ao álcool e ao tabagismo.
Já os adenocarcinomas são um tipo menos frequente de tumores esofágicos. São provenientes de glândulas da parte baixa do órgão, mais próximas ao estômago. É mais frequente em pacientes obesos e portadores de refluxo gastroesofágico avançado.
SINTOMAS
A dificuldade de diagnóstico do tumor de esôfago se encontra na ausência de sintomas em estágios iniciais. Geralmente, quando os primeiros sinais da doença se manifestam, a patologia já se encontra em estados mais avançados ou em uma extensão maior do órgão.
Fique atento aos principais sintomas:
– Disfagia, ou seja, a dificuldade de deglutição, ou a dor ao engolir o alimento combinadas à sensação de “entalamento”, como se houvesse alguma coisa presa na garganta;
– Dor retroesternal, atrás do osso do meio do tórax, o externo ou no tórax em si. Pode aparecer também como uma pressão ou queimação nesse local;
– Azia;
– Perda de apetite;
– Perda rápida e expressiva de peso;
– Rouquidão;
– Tosse;
– Vômitos e náuseas;
Caso apresente alguns desses sintomas, procure um médico imediatamente.
Sem comentários