27 fev Como prevenir a gordura no fígado
Mais uma vez, falo em mudança de hábitos, de estilo de vida, pois o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) é uma condição de saúde grave e que se não for identificada e tratada pode evoluir para doenças como cirrose, hepatite gordurosa e câncer.
A esteatose hepática pode ser alcoólica (provocada pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólica, causada por sobrepeso, obesidade, diabetes, má-alimentação, perda brusca de peso, sedentarismo e alteração de colesterol. Assim como por doenças no próprio órgão, como hepatite, toxicidade hepática por medicamentos e o consumo excessivo de álcool.
Geralmente não tem sintomas e, na maioria das vezes, é descoberto em exames de rotina no ultrassom abdominal.
Portanto, não há outra forma de tratar desse distúrbio antes que se torne uma doença crônica, como o câncer de fígado, faça mudanças em suas refeições.
Reduza o consume de:
- Açúcar
- Alimentos ricos em farinha branca, como: pão, macarrão, tortas, pizza;
- Alimentos industrializados ricos em frutose (xarope de milho), como: refrigerante, sorvete, sucos prontos para beber, conserva de frutas, mel, barra de cereais, bolachas, cereais matinais.
- Carne vermelha e carne processada (qualquer tipo de carne que tenha sido transformada por salga, cura, fermentação, defumação e outros processos para realçar o sabor e a aparência
Sem comentários