24 nov Cirurgia robótica; o que é e como ela funciona no tratamento de câncer?
A Cirurgia Robótica é uma técnica cirúrgica recente em que o médico opera o paciente com a ajuda de um robô chamado Da Vinci Surgical System. Esse equipamento permite a realização de procedimentos minimamente invasivos com máxima precisão. O robô é controlado pelo médico por meio de um computador e manipulado por um JoyStick.
Essa técnica pode ser usada em diversos órgãos e para diferentes patologias. Porém, a técnica cirúrgica controlada por computador tem tido um papel importante nas cirurgias de tratamento do câncer, principalmente, nos órgãos do trato gastrointestinal.
CIRURGIA PARA TRATAR CÂNCER
A cirurgia robótica tem sido cada vez mais indicada em procedimentos de remoção de tumores em casos de neoplasias no trato gastrointestinal, principalmente em estômago, esôfago, pâncreas e fígado.
Um dos principais benefícios da cirurgia robótica está no pós-operatório. O paciente que se submete a esse tipo de procedimento tem menos dor, menos tempo de internação e, portanto, uma recuperação mais rápida. A cirurgia robótica também é menos propícia a complicações e diminui risco de sangramentos.
TRATAMENTO DE TUMORES GASTROINTESTINAIS
Esse tipo de procedimento é muito benéfico nas neoplasias gastrointestinais já em estágio avançado. Isso porque a presença de câmeras de alta definição e as pinças e braços que giram em 360º favorecem o acesso a regiões do organismo que o cirurgião não consegue acessar sozinho.
Outro ponto importante da cirurgia robótica é que essa possibilita incisões muito mais precisas do que nos métodos convencionais, o que é um fator relevante em órgãos de difícil acesso, ou em casos de tumores muito extensos, permitindo que apenas as áreas tomadas pelo tumor sejam retiradas.
Sem comentários