Cirurgia robótica no tratamento de câncer de pâncreas

Cirurgia robótica no tratamento de câncer de pâncreas

A cirurgia robótica representa um grande avanço no tratamento de tumores pancreáticos.

Inicialmente, após o diagnóstico desse tipo de neoplasia era indicado como tratamento a pancreatomia total convencional, ou seja, retirada total desse órgão com incisão abdominal.

Hoje, com o avanço da técnica cirúrgica, já é possível a realização da cirurgia robótica minimamente invasiva para a realização de uma técnica chamada duodenopancreatectomia, em que se retira somente a cabeça do pâncreas e um pequeno segmento do intestino.

Além de todas as vantagens da cirurgia em si,  essa técnica melhora a qualidade de vida do paciente e auxilia no tratamento da neoplasia de pâncreas.

4 Comentários
  • Dalvane correia Vieira
    Posted at 23:22h, 25 setembro Responder

    Minha mãe tá com câncer de pâncreas e 5 meses ao descobrir,já tudo pronto para a cirurgia pediram novos exames e deu metástase no fígado e o tratamento é quimioterapia é possível ficar curada só com a quimioterapia ou vai necessitar da cirurgia?

    • gastrooncologia
      Posted at 12:25h, 28 novembro Responder

      Olá Dalvane, é preciso fazer uma avaliação para ver as condições de sua mãe e o estágio do tumor metastático. Se puder, marque uma consulta pelo telefone é 11 3258-0258. Abs.

  • Leila Benedita couto de jesus
    Posted at 00:38h, 10 março Responder

    Meu marido teve câncer de pâncreas depois dos resultados do dos exames ele viveu 15dias fez tomografia e no dia 14 de julho de 2023ele iria fazer uma ressonância mais o caso se agradou e o médico fez uma pequena cirurgia pra drenar o estômago dele que a cabeça do pâncreas estava comprimido muito o estômago mais infelizmente no dia 15 ele veio a óbito emagreceu mais de 20 kg ficou amarelo olhos e pele muita coceira pelo corpo urina escura fezes amarela reclamava muito da língua que estava grossa

    • gastrooncologia
      Posted at 16:32h, 15 abril Responder

      Leila, sinto muito por sua perda. O câncer de pâncreas é conhecido por ser agressivo por, normalmente, ser diagnosticao já em estágio avançado, pois é silencioso, ou seja, no início tem sintomas muito parecidos com outras doenças do sistema digestivo, como dor abdominal, indigestão e até dor nas costas e o paciente não se preocupa em procurar o gastroenterologista. Forte abraço.

Deixe um comentário