Cirurgia robótica aumenta a precisão para o cirurgião e a segurança para o paciente

Cirurgia robótica aumenta a precisão para o cirurgião e a segurança para o paciente

É com o Da Vinci Surgical System que temos realizado diversas cirurgias minimamente invasivas e com menor risco de complicações, especialmente para a retirada de tumores e gânglios tumorais no pâncreas, fígado, cólon, esôfago e estômago. A tecnologia avançada também é utilizada na cirurgia bariátrica, dentre outros procedimentos e por seu poder de precisão conseguimos evitar que órgãos vizinhos sejam afetados e reduzir sangramentos pós-operação

Muita gente ainda pergunta se sou eu ou o robô quem faz a cirurgia. A resposta é fácil: comando toda a operação por um console joystick, direcionando o movimento das pinças do robô aos locais no órgão em que devo atuar. Minha visão é de altíssima precisão, em 3D, enxergando cada detalhe do órgão que manipulo por meio do robô.

Mas, e se o robô falhar?

Na verdade, isso é muito raro, mas, caso aconteça a chave de segurança o desliga sozinho, para que o médico possa reiniciar o equipamento e retomar a cirurgia.
Caso falte eletricidade, temos a chance de converter a cirurgia para aberta, dando continuidade ao procedimento, sem nenhuma consequência ao paciente.
Importante lembrar que só médicos especializados e treinados estão habilitados a realizar a cirurgia robótica.

Sem comentários

Deixe um comentário