29 jun Cirurgia bariátrica reduz em 32% o risco de câncer
Estudo publicado nos Estados Unidos aponta redução nos índices de óbito por câncer associado diretamente à obesidade
O surgimento do câncer está associado a diversos fatores e a obesidade é um deles. O estudo publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA), periódico científico dos Estados Unidos, indica que a cirurgia bariátrica é capaz de reduzir em 32% o risco de desenvolvimento da doença.
O estudo é do Bariatric and Metabolic Institute, nos Estados Unidos, que acompanhou, por dez anos, 30 mil adultos com obesidade mórbida (45 de Índice de Massa Corporal), média de 46 anos, que perderam em média 24,9 quilos após a cirurgia bariátrica. De acordo com os cientistas, quanto mais peso perdido, menor a chance de desenvolver o câncer e, caso isso aconteça, o risco de ser fatal cai em quase 50%.
De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, o aumento da massa corpórea eleva o risco de desenvolvimento de treze tipos de câncer: o de esôfago, fígado, intestino (cólon e reto), pâncreas, vesícula biliar, estômago, rins, mama, tireóide, ovário, mieloma múltiplo, endométrio e meningioma.
Como obesidade e câncer estão relacionados ainda não se sabe exatamente, mas segundo a pesquisa, as células de gordura liberam citocinas, que são proteínas relacionadas à inflamação e que podem estimular o crescimento de tumores.
Portanto, o controle do peso é uma medida preventiva contra essa e outras doenças e, diante desse cenário de informações, a cirurgia bariátrica pode ser um dos caminhos para uma vida mais saudável.
Para pacientes considerados em graus avançados da obesidade é importante buscar orientação médica e decidir junto ao profissional as melhores opções para a redução do peso e ter os benefícios que os quilos a menos irão proporcionar.
Os apontamentos destacam, mais uma vez, a importância do controle do peso e dos bons hábitos alimentares para uma vida mais saudável. Confira algumas dicas que podem auxiliar pessoas que desejam emagrecer:
- Prefira alimentos saudáveis;
- Fique atento a quantidade de comida no prato;
- Cuide da sua saúde mental;
- Faça atividades físicas.
Sem comentários