23 nov Câncer no corpo ou na cauda do pâncreas é operável?
A pancreatectomia corpo caudal é uma das cirurgias mais tranquilas e com menos morbidade quando falamos de tumor de pâncreas. Nessa cirurgia o tumor está ou no corpo ou na cauda do órgão do que quando o câncer está localizado na cabeça do pâncreas.
Apesar de ser uma cirurgia relativamente mais simples, normalmente o cirurgião precisa remover uma parte de tecido pancreático maior e, com isso, tem mais risco de desenvolver diabetes.
Na cirurgia normalmente o cirurgião vai tentar proteger o que sobrou da melhor forma possível e orientar o paciente sobre os hábitos de vida. “Temos que controlar o açúcar, a obesidade, evitar o consumo de álcool e remédios que podem afetar o pâncreas”, explica o cirurgião Marcos Belotto. Ele diz que assim o paciente pode ter uma vida mais longa sem precisar de insulina ou remédios orais para controlar a diabetes.
Quando opera o pâncreas, precisa retirar o baço?
Se o paciente não tem um tumor maligno (adenorcacinoma) é possível sim preservar o baço. Ou seja, a preservação ocorre em pacientes com os chamados tumores neuroendócrinos, ou seja, que não tem linfonodo.
Com a cirurgia robótica é mais seguro conseguir preservar o baço do que na laparoscopia. Clique aqui para ler mais sobre a cirurgia robótica.
Sem comentários