20 nov Câncer gástrico; quais são as causas e a incidência desse tumor
O câncer de estômago é o terceiro tipo de maior incidência em homens e o quinto mais comum em mulheres. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa – biênio 2016-2017 – aponta a ocorrência de mais de 20 mil novos casos. Apesar de ser bastante comum, essa é uma patologia de desenvolvimento lento e pode demorar décadas para se formar.
Chamamos de câncer o crescimento desordenado de células de algum tecido do corpo com características anormais. No estômago acontece da mesma forma. A principal incidência dessa doença ocorre no revestimento que recobre o órgão.
CAUSAS DO CÂNCER GÁSTRICO
As causas do câncer gástrico não estão totalmente estabelecidas. Porém, estudos comprovam que existe uma relação entre a presença da bactéria H. Pylori com o desenvolvimento do problema, além de questões genéticas importantes.
Outros fatores de risco para o desenvolvimento da neoplasia são:
– Consumo em excesso de alimentos defumados e em conserva;
– Histórico familiar de câncer no estômago;
– Má alimentação (dieta deficiente em frutas e legumes);
– Consumo excessivo de álcool;
– Fumar;
– Histórico de gastrite crônica ou úlceras graves.
Alguns estudos mostram que homens, com mais de 55 anos e sedentários são mais suscetíveis ao desenvolvimento do câncer de estômago. Caso tenha um ou mais fatores de risco, converse com o seu médico e previna-se.
Sem comentários