11 jun Síndrome da autocervejaria
Doença rara, também conhecida como síndrome da fermentação intestinal, que deixa uma pessoa bêbada por álcool produzido pelo próprio sistema digestivo. Isso acontece depois de consumir em excesso itens como carboidratos e doces, o que gera um supercrescimento de leveduras ou bactérias que fermentam os alimentos ingeridos, resultando na produção de álcool em quantidades suficientes para causar intoxicação.
Esse processo de embriaguez sem ingestão de álcool ocorre porque há em seu intestino delgado um supercrescimento de leveduras, que acabam produzindo etanol.
Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem embriaguez inexplicável, tontura, desorientação, náuseas, fadiga e dores de cabeça. O diagnóstico é feito por meio de testes laboratoriais para medir os níveis de álcool no sangue após a ingestão de alimentos ricos em carboidratos.
As causas do distúrbio, acredita-se, pode estar relacionada a desequilíbrios na microbiota (flora) intestinal, ao uso de antibióticos, ingestão de alimentos ricos em amido e açúcar, dentre outros fatores.
O tratamento geralmente envolve mudanças na dieta e estilo de vida para reduzir a produção de álcool no trato gastrointestinal, incluindo o consumo de probióticos e restrição ao álcool e redução de carboidratos e proteína.
Sem comentários