17 nov Queimação estomacal; o que pode ser e como tratar?
Muita gente tem queimação estomacal e não tem ideia do que pode ser. Muitas vezes o paciente toma uma antiácido e segue a vida, mas é preciso investigar se for algo recorrente pois pode ser uma úlcera, que é uma lesão aberta e que pode acontecer em diversas partes internas do nosso corpo.
Independentemente do local, a úlcera causa dor e incômodo, e deve ser tratada corretamente para não evoluir para um quadro mais grave.
Um dos tipos de úlcera é a chamada úlcera péptica. Nesses casos, a lesão se desenvolve no esôfago, no estômago ou no duodeno (parte inicial do intestino delgado). O revestimento dos órgãos dessa região é protegido contra a acidez produzida no estômago. Se esse revestimento falha, acontece uma inflamação – que pode ser a gastrite ou a úlcera.
As úlceras pépticas são responsáveis por mais da metade das hemorragias no aparelho digestivo e acontecem quando a lesão atinge alguma artéria ou veia da parede do órgão no qual está instalada. Quando a artéria ou veia atingida é rompida, ocorre o sangramento.
Geralmente, a úlcera péptica surge a partir de algum problema no revestimento que protege os órgãos do trato digestivo. Em grande parte dos casos, há a presença da bactéria Helicobacter pylori na região.
Alguns possíveis sintomas de úlcera péptica que devem ser investigados são: fezes muito escuras, náuseas e vômitos, queimação no abdômen e sensação frequente de estômago cheio.
Sem comentários