02 dez O que é hepatite e quais as suas principais causas e sintomas?
É chamada de Hepatite qualquer tipo de inflamação no Fígado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem notado um aumento significativo dos números de casos da doença no mundo todo. A organização estima que ao menos 325 milhões de pessoas foram diagnosticadas com alguma das modalidades da patologia nos últimos dois anos.
A Hepatite pode ser classificada em diversos tipos diferentes. As modalidades virais – Hepatite A,B e C – e aquelas decorrentes do abuso de álcool e pelo uso indiscriminado de medicamentos.
MODALIDADES VIRAIS DE HEPATITE
As hepatites mais comuns são as modalidades virais. Confira a seguir as transmissões e sintomas de cada um deles:
– Hepatite A: Essa modalidade da doença é transmitida pelo consumo de alimentos ou água contaminada ou pelo contágio humano. A Hepatite A pode ou não causar sintomas. Quando presentes, os principais são:
– febre;
– icterícia – pele e olhos amarelados;
– enjoo e vômitos;
– mal-estar;
– dor abdominal;
– alterações de apetite;
– urina escurecida ( com coloração de Coca-Cola);
– fezes esbranquiçadas.
Não há uma forma específica de tratamento para conter esse tipo da patologia. O que é indicado é o uso de medicamentos para diminuir os sintomas e impedir possíveis complicações.
– Hepatites B e C: A transmissão ocorre pelo contato com o sangue infectado. Há maior risco de infecção em usuários de drogas injetáveis, transfusões de sangue e agulhas de tatuagem. Também há risco de infecção pelo contato sexual desprotegido.
É muito difícil que a Hepatite B se manifeste com sinais em seu estágio inicial. Geralmente, o portador acaba descobrindo a doença após muitos anos de contágio.
Diferentemente da modalidade anterior, esse tipo da doença pode evoluir para um problema crônico, ou mesmo causar cirrose hepática ou câncer de fígado.
Se apresentar um ou mais dos sintomas acima, procure um médico imediatamente. O diagnóstico inicial é imprescindível para o tratamento bem-sucedido da doença.
COMO PREVENIR A HEPATITE?
Algumas dicas simples podem ajudar a diminuir os riscos e prevenir contra a hepatite. São elas:
– Boas medidas de saneamento básico;
– Vacinação ( nos casos de Hepatite A e B);
– Não compartilhamento de materiais com fluído humano (alicates de unha, barbeadores, seringas, escovas de dente);
– Uso de preservativo;
– Triagens rígidas nas doações e recebimento de órgãos.
Previna-se!
Sem comentários