04 dez O impacto do sono na saúde digestiva
Tem dificuldades para dormir? Pois saiba que o sono desregulado pode gerar impacto negativo na saúde digestiva, pois afeta os órgãos responsáveis pela digestão, reduzindo a absorção de substâncias e aumentando a produção de gases pela microbiota. Uma noite maldormida muda a rotina de evacuações, causa má-digestão, mau hálito e ainda contribui para a obesidade e para a síndrome metabólica.
O sono desregulado causa o desequilíbrio do ciclo circadiano (o relógio interno de cada um), alterando a produção de cortisol, o hormônio responsável pela regulação do metabolismo e redução das inflamações e que contribui para o sistema imunológico. Quando o cortisol está alterado, a produção de enzimas digestivas diminui, forçando o intestino a trabalhar mais para quebrar os alimentos que chegam até ele.
Alguns estudos, inclusive, apontam que pacientes com o sono desregulado têm mais risco de desenvolver doenças intestinais, como a doença de Crohn e aqueles que dormem menos de seis horas ou mais de nove horas por noite têm chances aumentadas de ter retocolite ulcerativa.
Portanto, valorizar o período de descanso significa evitar os diversos prejuízos que noites ruins trazem para o corpo e, em especial, para a saúde digestiva.
Sem comentários