Gastrite atrófica: inflamação assintomática e boa parte dos casos

Gastrite atrófica: inflamação assintomática e boa parte dos casos

Essa inflamação crônica do revestimento do estômago pode não apresentar sintomas em boa parte dos casos, mas em alguns pacientes podem surgir sinais muito parecidos com outras doenças do sistema digestivo, como dor abdominal, sensação de queimação no estômago, náuseas, perda de apetite, perda de peso e sensação de saciedade após pequenas refeições.

Dentre as causas da gastrite atrófica estão a infecção pela bactéria H. pylori; uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios; e consumo excessivo de álcool.  A doença pode, ainda, surgir como uma resposta autoimune contra as células do estômago, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca o órgão, gerando o distúrbio.

Importante saber que não há cura da doença, mas é possível tratar de forma adequada para a redução dos sintomas e melhorar consideravelmente o quadro. No caso de gastrite atrófica autoimune é possível também eliminar uma possível anemia instalada.

No caso da doença autoimune, quando os anticorpos atacam indevidamente o estômago, não há como prevenir, mas é possível evitar o desenvolvimento da infecção via bactéria, adotando bons  hábitos de higiene como lavar bem os alimentos, lavar bem as mãos antes de manuseá-los e lavar as mãos após o uso do banheiro.

Sem comentários

Deixe um comentário