Fígado inchado: sinal de que o órgão não está bem

Fígado inchado: sinal de que o órgão não está bem

Um dos sinais de que o fígado não vai bem é a hepatomegalia, condição em que o órgão incha para além de seu tamanho normal e pode ter comprometidas suas mais de 200 funções, dentre elas a digestão de alimentos, a produção de bile e a metabolização de substâncias nocivas ao organismo.

 

Dentre as causas estão diversas doenças, como cirrose, hepatites virais ( A, B e C), gordura no fígado, cistos, tumores benignos e malignos e obstrução dos dutos biliares.

A hepatomegalia não apresenta sintomas específicos, mas alguns sinais podem surgir dependendo do quadro mais leve ou mais grave da doença: dor abdominal, desconforto ao apalpar o abdômen, icterícia, fadiga, coceira, náusea, vômitos com sangue, inchaço dos pés e pernas, pele arroxeada com facilidade, fezes escuras ou com sangue, falta de ar e perda de peso.

Por isso, é muito importante que ao perceber alterações persistentes nas funções do sistema digestivo, procure o médico. No consultório, conseguimos fazer a avaliação do caso, com exames que permitem o diagnóstico correto e a definição do melhor tratamento.

Sem comentários

Deixe um comentário