09 ago Eletroporação no tratamento do câncer
A medicina tem oferecido cada vez mais alternativas de tratamentos para combater o câncer e a eletroporação é uma delas. Realizada no início de 2022 pela primeira vez no país, a técnica é utilizada há pelo menos dez anos em lugares como Estados Unidos, França e Alemanha. O procedimento é indicado para tratar alguns tipos de câncer como de fígado, pulmão e pâncreas, garantindo mais precisão de alcance ao tumor.
A prática consiste na inserção de agulhas na pele, no local da doença, onde ocorre a liberação de choques. Dessa forma, estimula-se a remoção do tumor. O tempo gasto no procedimento é de 15 minutos, em média, e o paciente pode ter alta em poucos dias. Mas, importante saber que a Eletroporação, no entanto, não substitui a cirurgia ou até mesmo a tradicional quimioterapia. A técnica é uma estratégia e deve ser avaliada juntamente ao médico que acompanha o tratamento.
Alguns tipos de câncer demoram para apresentar sintomas, muitas vezes as queixas confundem-se com outras doenças, o que leva à demora da descoberta da enfermidade e, por consequência, do início do tratamento. No caso do câncer de pâncreas, uma pesquisa do Howard Hughes Medical Institute e da John Hopkins University, apontou que o tumor pode se desenvolver no organismo em até 20 anos antes da pessoa adoecer.
Mantenha o check up médico em dia. É a melhor forma de cuidar da sua saúde.
Sem comentários