12 jun Como ter saúde sem vesícula
Se antes da cirurgia para a retirada da vesícula é recomendada uma dieta pobre em alimentos gordurosos, para reduzir as crises de dor depois do procedimento os cuidados com a alimentação devem continuar, pois o pequeno órgão em forma de saco armazena a bile, líquido produzido pelo fígado que auxilia a digestão de gorduras no intestino, atuando como uma espécie de detergente do nosso organismo.
Após a remoção a bile continua sendo produzida, mas não é mais armazenada e o corpo adapta-se para voltar a funcionar normalmente, ou seja, o paciente pode ter vida normal e comer de tudo, desde que não exagere na gordura, que pode trazer desconfortos e efeitos desagradáveis, como a diarreia.
Incluir nas refeições: frutas, legumes em geral, grãos integrais, carnes magras, sucos naturais e verduras frescas, alimentos cozidos ou grelhados.
O que evitar: leite integral, queijos amarelos e manteiga; carnes gordas, como picanha, cupim, fraldinha, filé de costela, contrafilé, paleta, ponta de agulha e acém; peixes gordos, como salmão, anchova, atum, sardinha e peixe-espada; chocolate; bebida alcoólica; molhos prontos.
Consumir com moderação: oleaginosas, como nozes e castanhas, abacate e coco.
Maria Gorete Ferreira de Sousa
Posted at 07:53h, 03 novembroBom dia!
É verdade de quem não tem vesícula tem que usar sais de bile?
gastrooncologia
Posted at 12:33h, 21 novembroNão é verdade. O corpo se adapta à ausência da vesícula biliar e a maioria das pessoas se recupera rapidamente e pode retomar suas atividades normais em poucas semanas. Com alimentação saudável e prática de atividade física regular, vida normal. Abs