24 ago Cirurgia de hérnia de hiato: quando é indicada?
Cirurgia de hérnia de hiato é realizada para tratar o afrouxamento dos músculos entre o peito e o abdômen, que pode causar refluxo, queimação e dor que pode até ser confundida com um infarto.
O procedimento é indicado, caso a hérnia tenha um tamanho significativo a ponto de comprometer outros órgãos e a medicação não conseguir aliviar os sintomas, tornando-se um transtorno na vida do paciente.
A anestesia é geral e a recuperação relativamente rápida, com possibilidade de voltar ao trabalho depois do quarto dia, com a recomendação de não carregar peso ou fazer força, para que a hérnia não volte e cuidados com a alimentação, que deve ser líquida nos primeiros dias.
O acompanhamento médico é importante, pois, apesar de serem raras, podem surgir algumas as complicações no pós-operatório, como sangramentos; lesões e infecção envolvendo a ferida, órgãos ou abdômen; incapacidade de vomitar; dificuldade em engolir e recidiva da hérnia em alguns casos.
Hérnia de hiato é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas outros fatores de risco são controláveis, como sobrepeso, obesidade e tabagismo. Principais sintomas: arrotos frequentes; azia; refluxo e sensação de vômito.
Sem comentários