Câncer de intestino: alerta para a prevenção e diagnóstico precoce

Câncer de intestino: alerta para a prevenção e diagnóstico precoce

O tumor colorretal é o segundo tipo de câncer que mais atinge mulheres e homens no Brasil. Alguns exemplos mais famosos de pacientes com o tumor são as cantoras Preta Gil, Simony, Pelé e o cartunista Paulo Caruso. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o Brasil apontam para aproximadamente 45,6 mil novos casos de câncer colorretal, em 2023.

Por isso, sempre importante reforçar as informações sobre essa doença, que é tratável e, em boa parte dos casos curável, caso seja detectada precocemente. Vale destacar que obesidade, tabagismo, álcool em excesso, sedentarismo e alimentação rica em produtos ultraprocessados (formulações industriais prontas para consumo), gordurosos e açúcares são os principais vilões da saúde do sistema digestivo e fatores de risco para o surgimento do tumor colorretal. Além disso, histórico familiar e faixa etária acima dos 45 anos também podem causar a doença.

A falta de consultas médicas com o especialista e exames rotineiros, acabam fazendo com que a descoberta da doença seja tardia.

Sem comentários

Deixe um comentário