Câncer colorretal (de intestino) com metástase no fígado

Câncer colorretal (de intestino) com metástase no fígado

O fornecimento de sangue a partir do intestino está diretamente ligado ao fígado por meio de um grande vaso sanguíneo chamado veia porta, por isso o órgão é frequentemente afetado por espalhamento de tumores malignos, as metástases, no caso de câncer de cólon e reto (colorretal).

Nessa fase, os principais sintomas são perda de peso  inexplicável; fezes escuras ou com presença de sangue; vômito frequente ou com presença de sangue; icterícia (pele de coloração amarelada); urina escura.

Opções de tratamento podem incluir cirurgia – aberta, robótica ou laparoscópica –  para remover as metástases, quimioterapia, terapia-alvo, radioterapia ou uma combinação dessas abordagens.

Para definir o tratamento mais adequado, precisamos analisar vários fatores, como o número e o tamanho das metástases hepáticas, a localização e o estágio do câncer colorretal primário, bem como a saúde geral do paciente.

Nosso objetivo nesse momento é aliviar os sintomas e melhorar tanto a qualidade quanto a expectativa de vida do paciente.

Atualmente, estudos têm indicado ser possível alcançar altas taxa de sobrevida desses pacientes, acreditando-se que, depois de cinco anos, as metástases hepáticas tratadas e não disseminadas podem ter uma sobrevida muito boa. Otimismo e esperança, são fundamentais durante todo o tratamento.

Sem comentários

Deixe um comentário