Google Rank Checker

Blog

Mitos e verdades sobre a saúde do fígado


Olá. O fígado é um dos órgãos do corpo que mais sofre com mitos e crendices populares. Por esse motivo, eu resolvi esclarecer alguns mitos e verdades sobre o assunto. 

1) Enxaqueca pode ser causada pelo fígado
MITO. Esse é um dos mitos mais comuns que existem. O fígado leva a culpa por muitos sintomas da enxaqueca, mas ela geralmente é causada por uma região cerebral chamada mesencéfalo, que quando acionada provoca enjoos e vômitos. Alguns alimentos mais gordurosos podem sim, provocar a ativação dessa região, não por que atingem o fígado, mas sim por conta de substâncias ou aditivos que atingem receptores químicos ativando o mesencéfalo.

 2) Os sintomas da ressaca são causados pelo fígado
MITO. Outra injustiça com o fígado. Os sintomas da ressaca são causados pelos efeitos do álcool sobre o cérebro e não por causar alterações no fígado. Isso não significa que a ingestão em excesso da substância não cause problemas, principalmente em longo prazo. 

3) Enjoo é sinal de problemas no órgão
PARCIALMENTE VERDADE. Enjoos são sinais de diferentes problemas. Desde sinais de infecções até alterações intestinais. Um dos órgãos mais atingidos é o fígado. 

4)  Alguns chás podem fazer mal à saúde do órgão
VERDADE.
Embora não existam pesquisas científicas que corroborem a afirmação acima, especialistas têm observado o aumento de casos de intoxicação no órgão por causa do consumo excessivo de alguns tipos de chás. Os mais observados como prejudiciais são: Sacaca, Kava-kava, carrapicho e poejo. 

5) Alimentos doces contribuem para a diminuição dos sintomas de hepatite
MITO. Outra grande crendice a respeito da saúde do fígado. Em geral, o açúcar se transforma em gordura, o que em excesso pode sobrecarregar o órgão. 

6) O fígado se regenera sozinho
VERDADE. Um fígado em estado saudável consegue se regenerar sem ter o prejuízo de suas funções habituais, o que facilita inclusive a doação de parte do órgão para transplante entre vivos. Por outro lado, em casos de cirrose e neoplasias, após a retirada de um pedaço da estrutura, ela cresce até atingir o tamanho normal, mas pode perder algumas funções e veias originárias da parte retirada. 

Conhece algum mito sobre a saúde do fígado? Envie-me e eu esclareço! Até a próxima.