Google Rank Checker

Blog

5 questões sobre cirurgia bariátrica

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Os pacientes com excesso de peso podem desenvolver doenças como AVC, infarto, diabetes, hipertensão, apneia do sono, entre outras. A cirurgia bariátrica amplia a expectativa de vida das pessoas obesas. Uma porcentagem considerável delas apresenta uma melhora significativa dessas patologias. Por exemplo: em alguns casos, menos severos, se o indivíduo é diabético e realiza o procedimento, ele tem grandes chances de reverter o quadro.  

A cirurgia bariátrica não faz milagre, afinal o método visa ajudar os obesos mórbidos no desenvolvimento de um estilo de vida…

Cirurgia para tratamento de câncer colorretal ainda é pouco utilizada no Brasil

Neste post, eu vou falar sobre uma pesquisa que fiz em parceria com as especialistas Jéssica Ribeiro Gomes e Renata D’Alpino Peixoto. O artigo reúne estudos de diversos países e destaca o benefício da cirurgia aliada à quimioterapia, mesmo em fase avançada da doença.

O estudo faz uma revisão da literatura nos últimos dez anos, mostra as mudanças no tratamento ao longo desse período e destaca que a taxa de sobrevivência vem melhorando. Antigamente, o tratamento para o paciente que apresentava tumor de cólon com metástase no rim, por exemplo, era apenas a quimioterapia. Hoje em dia, com…

Saiba como a fibrose cística afeta o sistema gastrointestinal



A fibrose cística é uma doença hereditária, que tem como característica principal uma anormalidade nas glândulas produtoras de suor e muco. Essa patologia acomete meninos e meninas e pode atingir os sistemas respiratório, digestivo e reprodutivo.

Neste post, eu explico um pouco sobre como a fibrose cística afeta o trato gastrointestinal. Confira!

O pâncreas, responsável pela secreção de substâncias que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, é o órgão mais prejudicado. Isso porque o sistema de transporte de eletrólito anormal das células faz com que as secreções…

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Zollinger-Ellison?


Olá! Neste post, eu vou falar sobre uma doença rara, a Síndrome de Zollinger-Ellison. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento de um tumor encontrado no pâncreas e/ou duodeno, conhecido como gastrinoma.

Normalmente, o corpo libera pequenas quantidades de gastrina, hormônio que estimula a produção de ácido pelo estômago após as refeições, o que ajuda na digestão dos alimentos. No entanto, esse tumor produz níveis excessivos de gastrina, e o ácido adicional provoca úlceras pépticas.

A Síndrome de Zollinger-Ellison é mais comum entre os homens de 30 a 50 anos de idade, porém qualquer…

Conheça 7 condições que podem resultar em insuficiência pancreática

No começo da série, eu expliquei que durante uma digestão normal, o pâncreas produz enzimas que ajudam a quebrar os hidratos de carbono, gorduras e proteínas presentes nos alimentos. A insuficiência pancreática exócrina (IPE) acontece quando esse órgão tem dificuldade para realizar o seu trabalho. O resultado são sintomas como desnutrição, diarreia, fezes com gordura (esteatorreia), deficiência de vitaminas, inchaço e perda de peso inadequada.

Diversas condições de saúde podem danificar o pâncreas ao longo do tempo. Abaixo, eu falo sobre sete doenças que levam à insuficiência pancreática exócrina. Confira!

· Pancreatite ?  essa…

Câncer de pâncreas e tumores

Olá! Hoje eu vou falar sobre um dos tipos mais mortais de câncer - o de pâncreas. Receber esse é diagnóstico pode ser assustador, pois muitas vezes a detecção é realizada quando a doença já atingiu um estágio avançado.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por câncer.

O primeiro passo quando se lida com suspeita de câncer de pâncreas é realizar um exame preciso de…

Série especial Pâncreas - Pancreatite

Olá! Hoje eu vou falar sobre a pancreatite. Veja quais são os sintomas, as causas e os principais fatores de risco.

A pancreatite ocorre quando as enzimas digestivas são ativadas no interior do pâncreas, antes de serem liberadas para o intestino delgado. Desse modo, o órgão inflama e as dores podem até ser incapacitantes. Então, por que acontece esse dano pancreático? Vamos lá, a pancreatite é classificada em dois tipos: aguda e crônica.

Na aguda, a inflamação acontece de forma súbita e dura um curto período de tempo. A pessoa pode sentir desde um…
1 2 3 4 5 6 7 8 9