Google Rank Checker

Blog

A Cirurgia Robótica no tratamento do Câncer

Olá. No post anterior, eu expliquei o que é a cirurgia robótica. Hoje, eu falo um pouco sobre as vantagens dessa prática no tratamento do câncer.

A cirurgia robótica tem sido cada vez mais indicada em procedimentos de remoção de tumores em casos de neoplasias no trato gastrointestinal, principalmente em estômago, esôfago, pâncreas e fígado.

Um dos principais benefícios da cirurgia robótica está no pós – operatório. O paciente que se submete a esse tipo de procedimento tem menos dor, menos tempo de internação e, portanto, uma recuperação mais rápida. A cirurgia robótica também…

Cirurgia Robótica – O que é e como funciona?

Olá. Hoje começo uma série sobre a Cirurgia Robótica. Neste post, eu explico o que é e como funciona esse tipo de método.  

A Cirurgia Robótica é uma técnica cirúrgica recente em que o médico opera o paciente com a ajuda de um robô chamado Da Vinci Surgical System. Esse equipamento permite a realização de procedimentos minimamente invasivos com máxima precisão. O robô é controlado pelo médico por meio de um computador e manipulado por um JoyStick.

Essa técnica pode ser usada em diversos órgãos e para diferentes patologias. Porém, a técnica cirúrgica…

Cientistas descobrem novo teste de detecção precoce de câncer de pâncreas

Pesquisadores chineses e americanos anunciaram recentemente uma descoberta que pode colaborar para o diagnóstico precoce do câncer de pâncreas, neoplasia considerada um dos tipos mais mortais da doença devido à ausência de sintomas e da dificuldade de diagnóstico. O estudo foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering.
O procedimento consiste basicamente na análise do plasma sanguíneo, onde é possível a detecção da proteína EphA2, substância importante no desenvolvimento e metástase do câncer de pâncreas.

O teste foi realizado com 48 pessoas saudáveis, 48 pacientes com pancreatite e 59 pacientes diagnosticados com câncer de pâncreas em estado…

CÂNCER DE ESÔFAGO – PARTE 2 – SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA

Olá. No segundo post sobre câncer de esôfago, eu falo sobre os tipos de tumor e os principais sintomas para reconhecer a doença.

O tumor no esôfago pode ser dividido em dois tipos principais: o carcinoma epidermoide escamoso e o adenocarcinoma. O primeiro é o mais comum, responsável por 96% dos casos dessa neoplasia. Geralmente se desenvolve na parte superior do esôfago, mais próxima à boca ou no meio da musculatura. É proveniente de células escamosas e está muito associado ao álcool e ao tabagismo.

Já os adenocarcinomas são um tipo menos frequente de…

CÂNCER DE ESÔFAGO – PARTE 1 – INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO

Olá. Hoje começo uma série sobre o Câncer de Esôfago, o sexto tipo mais comum em homens. No post desta semana falarei sobre a incidência e os fatores de risco da doença.

       Nesse tipo de câncer, células anômalas se desenvolvem rapidamente e se alojam na parte interna do esôfago. Como o órgão não tem uma membrana protetora é muito comum que a neoplasia se desenvolva rapidamente e que se espalhe facilmente para os gânglios linfáticos e outras estruturas vizinhas.

Caso seja diagnosticado no início, a patologia tem um prognóstico animador, com 98% de chances de…

Mesentério: O novo órgão do corpo humano


Na última semana o corpo humano ganhou um “novo” órgão. A estrutura chamada de mesentério foi reconhecida como órgão pela primeira vez na comunidade médica. A descoberta pode ampliar os estudos na área e ajudar no tratamento de doenças como obesidade, diabetes e câncer de intestino.

O mesentério é uma estrutura localizada na parede abdominal responsável por segurar intestinos, linfonodos e vasos pélvicos para impedir que esses se colidam com o assoalho pélvico, que sustenta a bexiga.
Além de servir como uma estrutura de sustentação, estudos apontam que o órgão possa ser responsável por…

A relação entre gastrite e câncer gástrico

Uma das causas do câncer gástrico é a bactéria H. Pilory, que se aloja na cavidade do estômago e causa alguns tipos de gastrite. É sobre isso que vou tratar hoje, no último post da série sobre câncer de estômago.

A gastrite pode ser crônica, a partir do uso prolongado de alguns medicamentos e da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, bem como por questões imunológicas, onde o organismo produz anticorpos que atacam a mucosa estomacal. Se for tratada inicialmente combinada a uma alimentação balanceada, a bactéria estomacal tende a desaparecer.

Em alguns casos, a…

A alimentação e o câncer de estômago

É comum que durante o tratamento, o paciente se queixe de perda de peso e de maior sensibilidade na alimentação. Alimentos consumidos no dia a dia antes do tratamento podem fazer mal ao paciente após o diagnóstico. As principais reações são enjoo, náuseas, indigestão e sensação de barriga pesada.

Uma dica importante é evitar ficar sem comer por muito tempo. A sensação de estômago vazio pode causar dores gástricas, enjoo e náuseas. O ideal é fazer várias refeições em quantidades pequenas durante o dia. O consumo de líquido também deve ser fracionado.

Prefira alimentos…
1 2 3 4 5 6 7 8 9